sexta-feira, 1 de maio de 2015

Veganismo!

Talvez esse post pode gerar várias interrogações... ??????

Pode ser que gere, mas queria compartilhar com meus leitores essa minha curiosidade e porque não dizer essa minha paixão.

Antes de mais nada para quem não sabe do que se trata, segundo o site veganismo.org.br: "veganismo é um estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração contra os animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade." O site fornece mais informações sobre o assunto para quem se interessar.

Quando morei em Recife conheci um programa que me fez avaliar o que eu comia: Bela Cozinha, no canal GNT, apresentado pela nutricionista Bela Gil (filha do Gilberto Gil).

A Bela me fez pensar sobre uma alimentação verdadeiramente saudável, eu imaginava até aquele momento que eu sabia o que era saudável... Pobre mortal... Não eu não sabia, nem de longe eu imaginava o que era ser verdadeiramente SAUDÁVEL.

Comer até ali pra mim não era um prazer, era somente uma necessidade inerente a sobrevivência (é isso também, mas não exclusivamente isso). Com a Bela aprendi o que é sentir o sabor dos alimentos e os benefícios de cada um, dos VERDADEIROS alimentos, aqueles alimentos que nossos avós comiam, os ORGÂNICOS, tanto vegetal como animal. Sim ela não ensina somente veganismo, mas estimula e explica muito sobre o conceito. E existe sim alimentação animal orgânica, livre de hormônios. É importante comentar aqui que a Bela não estimula as pessoas a se alimentarem unicamente de proteína de soja, na verdade ela não recomenda isso. Em um programa que ela fez sobre soja ela explicou que devemos comer os derivados da soja fermentados, pois, eles não provocam aquela sensação de estufamento.

O legal é que ela convida pessoas que muitas vezes não entendem nada sobre alimentação saudável e isso me faz me sentir normal!

Nessa aventura pesquisei muito sobre o tema e admiro muito quem opta pelo veganismo, para mim são pessoas de coragem que assumiram o risco de serem rejeitados por suas opções e o mundo se abriu para essas pessoas, hoje os restaurantes entendem e atendem os veganos.

Aprendo muito navegando na internet, já testei várias receitas. Muitas da Bela, outras de diversos sites. Tenho um aplicativo no meu celular com receitas veganas e recomendo: Urbano Vegano.

O que me incentivou hoje a postar sobre veganismo foi um e-mail que recebi de um blog que eu sigo, o Papacapim (www.papacapimveg.com/), hoje é aniversário do blog e a autora escreveu um texto lindo, fiquei tão emocionada que cheguei por um momento a ficar inspirada e resolvi escrever.

Para quem é adepto ou simpatizante do veganismo queria indicar esse blog, o aplicativo que mencionei e o programa da Bela Gil.

É isso, hoje foi um compartilhamento. Espero que tenham gostado!

Até o próximo post!;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário